Make your own free website on Tripod.com

AMIGOS UNIDOS

Em 1957, o transporte por ônibus era realizado pelos antigas e famosas "lotações", 16 sócios se reuniram para criar a Empresa de Lotação Bons Amigos. O nome foi baseado em uma fábrica de carrocerias que existia na época. No ano seguinte, a empresa passou a se chamar Transportes Amigos Unidos. Na época de sua fundação, a Amigos Unidos possuía 26 ônibus e cerca de 60 funcionários. Ficava sediada na Rua Adalberto Ferreira, no bairro do Leblon e operava a linha Gávea – Leme, que fazia dois itinerários circulares – um por Botafogo e outro por Copacabana. Nos anos 50 e início dos anos 60, a empresa tornava-se conhecida entre os usuários mais pela linha do que pelo nome. Ou seja, a Amigos Unidos era a Gávea – Leme. Os sócios, por sua vez, eram chamados de agregados. Em 1963, o então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, decretou fim das lotações, dando início ao transporte por ônibus convencionais, os chamados agregados passaram a ser acionistas da empresa.

O crescimento da Amigos Unidos foi rápido. Com 10 anos de operação, a empresa adquiriu novas linhas, e com isso, a frota e o número de funcionários aumentaram. Foi necessário adquirir um espaço maior para a garagem. E a empresa, passou a funcionar em parte da garagem da Rocinha onde ficavam apenas a Manutenção e o Tráfego. Depois, a matriz no Leblon foi desativada e transferida para a garagem da Rua Faro, no Jardim Botânico. Em 2002, a empresa fechou a sede do Jardim Botânico e transferiu a administração para uma antiga garagem da empresa Mosa, em Ramos, que encontrava-se desativada. Com o término da construção de um novo prédio para a administração, na Rocinha, parte da equipe foi transferida para o local. Desta forma, a Amigos Unidos está funcionando atualmente, em Ramos e na Rocinha, sendo que cada garagem tem autonomia e adminitrsções próprias, e também foram divididas entre Matriz (Ramos) e filial (Rocinha).

Com a saída dos antigos acionistas, em 1988, a Amigos Unidos passou a ser administrada pelo empresário Anselmo de Aguiar Pereira e, há oito anos, começou a ser dirigida por José Henrique Briggs. Hoje, a empresa já conta com 1.100 colaboradores e 250 ônibus, sendo 147 nas sete linhas da garagem de Ramos, cuja direção está a cargo de João Batista, e 103 nas 10 linhas da garagem da Rocinha, que continua sendo dirigida por Briggs.

NOME:

Transportes Amigos Unidos S/A

ENDEREÇO:

Rua João Romaris, 122 - Ramos
Est. da Gávea, 456 - Rocinha

SITE:

Não tem

SAC:

2573-1106 ( Ramos ) - 3322-6500 ( Rocinha )

NÚMERO DA EMPRESA:

51

REGIÃO DE OPERAÇÃO:

Liga os bairros da Zona Sul á Barra e ao Centro.

LINHAS REGULARES QUE OPERA:
C3: CENTRAL - CASTELO
(Integração Ônibus-Trem)

107: CENTRAL - URCA
158: CENTRAL - GÁVEA

175: CENTRAL - BARRA DA TIJUCA

177: PRAÇA MAUÁ - SÃO CONRADO
521: VIDIGAL - METRÔ BOTAFOGO (circular)

522: METRÔ BOTAFOGO -VIDIGAL  (circular)

523: LEME - BARRA DA TIJUCA (circular)
524: BOTAFOGO - BARRA DA TIJUCA
(circular)
546: LEBLON - ROCINHA
(circular)

557: ITANHANGÁ - COPACABANA (circular)

591: SÃO CONRADO - LEME (circular)
591A: COPACABANA - LEME
(Integarção Metrô)

592: LEME - GÁVEA (Via Humaitá - circular)
593: LEME - GÁVEA (Via Copacabana - circular)

LINHAS EXTRAORDINÁRIAS QUE OPERA:

158: CENTRAL - GÁVEA (Rápido - Via T. Sta. Bárbara)

175: CENTRAL - RECREIO (Via Linha Amarela)

175: CENTRAL - SÃO CONRADO (Via Linha Amarela)

175: CENTRAL - RECREIO

206: SILVESTRE - CENTRAL

521: VIDIGAL - METRÔ BOTAFOGO (Via Orla)

522: METRÔ BOTAFOGO - VIDIGAL (Via Orla)

524: BARRA DA TIJUCA - ROCINHA

ÔNIBUS URBANOS SEM AR:
CIFERAL GLS BUS
CIFERAL PADRON CIDADE
CIFERAL PADRON CIDADE II
CIFERAL TURQUESA
MARCOPOLO VIALE
NEOBUS SPECTRUM
MICRO ÔNIBUS SEM AR:

NEOBUS THUNDER +

ÔNIBUS URBANOS ENCURTADOS SEM AR:
CIFERAL PADRON CIDADE