Make your own free website on Tripod.com

CIFERAL PADRON ALVORADA: UM ÔNIBUS QUE FEZ HISTÓRIA NOS ANOS 80

 

POR: LUIZ FERRO

Os anos 80 estão em alta. E essa coluna, terá como tema esse modelo muito comum na década de 80, o Ciferal Padron Alvorada. Tudo começou em 1981, com um projeto de tróleibus chamado Padron Amazonas. Foi desse projeto que surgiu o Padron Briza, em 1983. Daí, o ônibus recebeu o nome de Padron Alvorada em 1985. A história desse modelo se divide em 3 partes:

 

 

PADRON ALVORADA I - Surgiu em 1983 com o nome de Padron Briza e já começou fazendo sucesso no RJ. Tinha 3 motorizações: Scania, Volvo e Mercedes. Suas lanternas traseiras eram todas vermelhas, e a parte dianteira tinha faróis e pisca alertas pequenos. Outra curiosidade do Alvorada I é o seu letreiro dianteiro pequeno e com inclinação diferente dos habituais. A 1ª empresa a ter o Alvorada foi a Jabour. Tiveram também o Padron Alvorada I, empresas como São Silvestre, CTC, Redentor, Amigos Unidos, Mosa e Paranapuan.

 

 

 

PADRON ALVORADA II - Surgiu em 1987. Também conhecido como Padron Alvorada '87, o novo modelo trazia na dianteira, lanternas maiores com letreiro um pouco maior e com menor inclinação. Na traseira, foram adotadas lanternas tricolores. Matias, Lourdes, CTC, Ideal, São Silvestre, Amigos Unidos e Mosa já rodaram com o modelo.

 

 

 

PADRON ALVORADA III - O último modelo do Padron Alvorada surgiu em 1989. As diferenças na parte dianteira  estavam na lanterna com o pisca alerta em cima do farol e no visor que voltou a ser menor. Na traseira, as lanternas com lanterninhas quadradas deram lugar a lanternas ligeiramente retangulares. Matias, Novacap, CTC, Cootrapaurb, Amigos Unidos, Mosa e São Silvestre tiveram o Padron Alvorada III. E o modelo saiu de linha em 1991 para dar lugar ao Padron Rio. E a última empresa municipal da cidade do RJ que utilizou os Alvoradas foi a São Silvestre, que aposentou o Padron Alvorada em 1999.

Atualmente os Padrons Alvorada são uma espécie em extinção não só no Rio, mas também no Brasil. No estado do RJ podem ser encontrados em algumas cidades do interior, como por exemplo na cidade de Araruama onde alguns Padrons Alvorada II ano 1988 rodam. Os Padrons Alvorada ex-CTC estão sendo usados para diversos serviços no governo do Estado do Rio. Só que estão em estados lamentáveis de conservação.